Variedades

A arte e a cultura são alvos essenciais que fazem parte da identidade de um povo. As nações pelo mundo afora além da força de trabalho, tecnologia e educação também se desenvolveram ao longo do tempo preservando e difundindo sua cultura. A diversidade cultural de cada país é uma coisa extraordinária que em muitas vezes transcende nossa compreensão.

arte-pandaÉ muito importante entendemos que tanto a cultura como as artes exercem forte influência sobre as economias, e por isso devem ser consideradas como um importante recurso estratégico. Reconhecer esse impacto ajuda as pessoas a entenderem que a arte a cultura são recursos nacional estratégico dos mais importantes.

Também é certo que se fizermos uma pesquisa nesse sentido facilmente iremos constatar que as pessoas dirão se sentirem mais felizes participando e aprendendo. Portanto faz parte das atividades essenciais para o bem estar do povo.

No Japão, país de cultura milenar as tradições persistem a milhares de anos, no entanto é um país que se modernizou bastante principalmente no campo do desenvolvimento tecnológico.

Sua população é bastante diversificada e como pequeno exemplo poderíamos citar o culto as religiões e a prática de esportes tradicionais passando pelas artes marciais. Na gastronomia eles se sobressaem sendo apontados como uma das melhores cozinhas do mundo, principalmente quanto se pensa em variedade.

Quando se fala em arte é natural que logo venha a nossa mente os quadrinhos japoneses, que são os mangás e os animes, que são as animações. Esse tipo de arte foi ao longo do tempo se difundindo no mundo para se tornar um fenômeno global com popularidade que não para de crescer.

São temas variados que vão desde o romance, passando por ficção, comédia e esportes. São inúmeros gêneros voltados para todas as idades, e não apenas para os jovens como muitos pensam.

Segundo algumas publicações os primeiros mangá começaram a difundir pra valer no Brasil a partir da segunda guerra mundial, quando os imigrantes japoneses trouxeram em suas bagagens livros e revistas. Como eles não se comunicavam na nossa língua logo começaram a chegar do Japão mais livros, discos e mais revistas.

Com isso ao longo do tempo os mangás conquistaram uma imensa legião de fans por aqui com interesse cada vez maior em aprender sobre a arte. Hoje aqui no Brasil existem diversos artistas e professores que ensinam e difundem o conhecimento dos traços característicos dos personagens.

Alguns são mais conhecidos e outros menos, de qualquer forma poderia citar aqui alguns como o artista brasileiro Angelo Vasconcelos que fez sucesso com quadrinhos japoneses. Também para quem quer aprender desenho tem a professora Mayara Rodrigues que posta seus trabalhos no youtube e já algum tempo ensina técnicas de desenho de mangás.

Várias técnicas de desenho se destacam e ocupam seu lugares igualmente com seus adeptos. É o caso dos desenhos realistas que impressionam pela beleza extraída do lápis de forma tão singular. Tem um artista chamado Alexandre Porto que é especialista nessa arte e ensina como desenhar pessoas se utilizando apenas de um lápis e papel.

Também não se pode em hipótese nenhuma deixar de falar sobre pintura com suas técnicas e variações, como é o caso da pintura hidrográfica que é um método em que se transfere a imagem de uma película para um determinado objeto, tudo isso através de imersão na água. O resultado é fantástico a medida em que se obtêm uma pintura tridimensional.

Veja também nossa página inicial com o tema embalagens.